Reduzindo a ansiedade antes do trabalho

No frenesi do cotidiano, encontrar momentos de tranquilidade pode parecer um luxo inatingível. No entanto, para os amantes das artes manuais, esses momentos são essenciais para cultivar a calma necessária para criar com excelência. Como artesã, aprendi que antes de me entregar aos trabalhos no ateliê, reservar alguns minutos para a meditação pode fazer toda a diferença.

A meditação antes de iniciar minhas atividades no ateliê, ou o uso de óleos essenciais aromáticos durante da produção, tornou-se um ritual muito frequente para mim. Esses preciosos minutos de quietude e introspecção me permitem liberar os traços de ansiedade e agitação trazidos pelas demandas do dia a dia, e me entregar melhor ao que eu amo fazer. É como se eu estivesse trocando de roupa, e criando um espaço sagrado dentro de mim. Um refúgio de serenidade onde posso mergulhar antes de começar a trabalhar com meus materiais.

O trabalho manual, para quem gosta muito, é, em si, terapêutico. No entanto, é uma arte que exige mais do que habilidade técnica; ele requer calma, paciência, atenção e postura correta ao longo das horas de fazimento. Cada ponto, cada costura, cada detalhe requer dedicação e cuidado. A meditação me ajuda a cultivar essas qualidades internamente, preparando-me para enfrentar os desafios que surgirão durante o processo criativo. O nó na linha que não se desfaz, um refile difícil, a teimosia da impressora... Ossinhos do nosso ofício.

Mas cada pessoa tem sua própria maneira de desacelerar e se preparar para o trabalho diário. Alguns podem preferir uma caminhada na natureza, outros a leitura de um livro inspirador. O importante é encontrar o que funciona melhor para cada um e incorporá-lo em sua rotina com sinceridade e consistência.

E você, como gosta de começar seus trabalhos diários? Qual é a sua técnica preferida para desacelerar e cultivar a calma antes de se entregar à sua arte? Compartilhe conosco suas experiências lá no Instagram da @encader.nos!

E não se esqueça de nos seguir para acompanhar nossas conversas e criações! Juntos, podemos inspirar e ser inspirados pela beleza do trabalho manual e da busca pela serenidade interior.

Até a próxima!

Regina Souza da EncaderNós.






Comentários

Postagens mais visitadas