O desapego que transforma a criação em sonho realizado

Querido diário,

Trabalhar com artesanato é, sem dúvida, exercitar o desapego todos os dias. Cada peça que criamos carrega um pedacinho da nossa alma. Desde o momento em que planejamos o projeto, até a escolha dos materiais, sentimos um laço invisível se formar. Aquela folha de papel, aquela renda delicada, cada costura... tudo parece tão nosso, como se o diário que tomamos forma nas nossas mãos fosse feito para abrigar nossas próprias memórias, nossos próprios sonhos.


Confesso, dá uma vontade enorme de abraçar cada peça e guardar para nós. Afinal, é uma parte da nossa história, um reflexo do que amamos, do que acreditamos. E isso, quem trabalha com as mãos sabe bem, é especial demais. Fazemos com tanto carinho que seria fácil dizer: "Eu usaria esse diário todos os dias".

Mas, é aí que o desapego entra. Vender uma peça envolve, também, o entendimento e a confiança de que aquilo que fizemos com tanto afeto vai realizar o sonho de outra pessoa. Quando alguém escolhe um diário nosso, sabemos que ele guardará os seus segredos, momentos, planos e desejos. Vai se tornar parte da vida de alguém que confia no nosso trabalho.

E é nesse ponto em que a mente muda de configuração. Saber que algo que criamos com tanto amor vai acolher as esperanças e lembranças de outra pessoa é o que nos permite deixar ir. Cada peça vendida carrega um pedacinho da nossa história, mas ganha uma nova história em retorno. Trabalhar com artesanato é, no fundo, aprender que o amor pelo que fazemos não diminui quando entregamos o fruto do nosso trabalho. Pelo contrário, ele se multiplica em cada casa que ele adentra, em cada coração que toca.

Que esse exercício diário de desapego siga inspirando todos nós, artesãs e artesãos, que colocamos tanto de nós em cada criação. Que, ao soltar, saibamos que estamos entregando sonhos em forma de papel e costura, confiando que eles vão florescer nas mãos de quem acredita no nosso fazer.

Com afeto,

Regina Souza da EncaderNós.




Comentários

Postagens mais visitadas