Na arte e na vida: O tempo de cada etapa.

Querido diário,

A encadernação artesanal é uma arte que exige paciência e dedicação em cada um de seus processos. Quando comecei a estudar aquarela e, logo depois, encadernação, minha velha amiga, a ansiedade, saltou-me aos olhos! Era chato esperar, pois eu queria devorar tudo rápido, de uma só vez! Na-na-ni-na-não...   

Diário Safira Vintage da linha
'Meu Sonho Vintage'

Cada etapa desde a seleção do papel, dos tecidos e das linhas, passando pela impressão de miolo e costura das folhas, pelo seu refile, pelas as muitas colagens até o acabamento exigia delicadeza... Tudo precisava do tempo adequado para garantir o resultado (o mais próximo possível do) desejado. É uma progressão meticulosa que pode ser comparada à nossa jornada pessoal na vida.

Assim como um caderno que ganha forma aos poucos, nós também passamos por fases que nos moldam. Estamos em contrução o tempo todo, como um diário que agrega valores por meio de registros e memórias. Os nós aparentes e as marcas resultantes do trabalho manual conferem identidade a um diário artesanal, tal como as cicatrizes narram as estórias das nossas aventuras.

Eu não sei vocês, mas eu amo um caderno todo escrito, um álbum lotado de colagens ou um livro adquirido em sebo! É como se um objeto bonito, porém inanimado, se transformasse, com os anos de uso, em algo repleto de vida, e que vai muito além da beleza estética.

Respeitar o tempo de cada etapa é essencial. Na arte e na vida, cada momento contribui para a construção de algo único e precioso. Precisamos aprender a respirar entre uma fase e outra, e a confiar no processo. 🦋 Precisamos aprender a recomeçar quantas vezes forem necessárias para que consigamos atingir nossos objetivos, de forma que o resultado final nos deixe felizes pelo tempo de vida que investimos, com todo carinho, em nosso trabalho.

Um abraço a tod@s e até a próxima!

Regina Souza da EncaderNós.











Comentários

Postagens mais visitadas